A decisão de se tornar franqueador e aumentar as possibilidades de rentabilidade do negócio vai muito além da decisão de criar a franquia. Além de observar os diferenciais de mercado, do produto sendo oferecido, as possibilidades lucros e os requisitos operacionais, é necessário estar atento aos custos para formatação de todo o planejamento da franquia (jurídico, financeiro, tributário, dentre outros).
É importante encontrar o modelo adequado e avaliar a estrutura básica do negócio. Para franquear uma marca, é necessário criar a Circular de Oferta de Franquia (COF), o pré-contrato e contrato de franquia e o manual de operações. Também é importante desenvolver o modelo de negócios, a transferência de know-how e treinamentos, e o plano de expansão da franquia.
Antes de se tornar uma franqueadora, a empresa precisa adequar sua parte societária e registral, a respeito da nova atividade. Após a elaboração por profissionais especializados de todas as minutas contratuais e a COF, chega o momento de estruturar o fluxo de trabalho da franqueadora, além de todos os documentos (manuais, códigos de conduta etc).
Todos os detalhes precisam ser minuciosamente planejados e estruturados, para tentar garantir ao máximo o sucesso do empreendimento para franqueador e futuros franqueados. Este esforço inicial é responsável por resolver boa parte dos problemas jurídicos que podem existir na relação entre as partes, caso sejam deixadas brechas legais em alguma das etapas.
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